Quer ser dono do seu destino e colocar sua melhor ideia em prática? Separamos dez bons motivos para você abrir o seu próprio negócio!

1. Você é dono do seu tempo

Uma das principais vantagens em investir em um negócio próprio é autonomia. Como você é o chefe, pode definir seus horários. Quem não gostaria de ser dono do próprio tempo? Mas vá com calma. Ao tornar-se um empreendedor, você viverá uma rotina talvez mais cheia do que você gostaria. Além de cuidar dos negócios, há uma série de procedimentos burocráticos que irão exigir sua presença. Portanto, não engane-se achando que terá tempo livre constantemente. Mas, de fato, você é quem irá controlar seus horários, podendo flexibilizar compromissos profissionais e pessoais para dar conta de tudo.


2. A equipe é escolhida por você

Como empregado em uma empresa, você é incorporado ao quadro funcional da companhia e precisa aprender a conviver com os colegas, por mais que tenham atritos e diferenças. Essa é uma situação que pode ser tomada como uma lição para muitas pessoas, pois ensina a conviver com divergências. Mas, muitas vezes, você enxerga que aquele grupo no qual está inserido poderia obter resultados melhores se houvesse maior entrosamento entre as pessoas. Esse é o grande trunfo do empresário, que tem nas mãos o poder de decisão para configurar a equipe.

A única ressalva é quanto às escolhas feitas. Leve em consideração o profissionalismo e a competência de cada um, optando por pessoas que possam contribuir para o seu empreendimento e que também tenham capacidade de interagir com o grupo e buscar os melhores resultados, apesar das divergências.

 

3. O sucesso está nas suas mãos

Ter um negócio próprio garante a você a oportunidade de colocar em prática conhecimentos nos quais sempre apostou, mas que ficaram só na ideia.

Certamente, já viu este filme: o chefe acredita em uma ação promissora que acaba fracassando no final, mas você já sabia no que ia dar, que aquele não era o melhor caminho. Pois bem, não estava nas suas mãos. Na sua empresa é diferente: o sucesso depende de você. Mas tenha a cautela de estudar bem suas propostas para não transformar uma ideia genial no maior fracasso.

 

4. Sua chance de fazer o que quer

Não existe nada mais estimulante do que fazer o que você gosta. Nem todo mundo tem essa oportunidade. Quem investe em um negócio próprio é exceção. Em geral, o empresário tende a optar por uma atividade que domina ou para a qual tem uma forte inclinação. Adaptar as escolhas profissionais ao seu perfil é uma das principais vantagens garantidas ao empreendedor.

 

5. Estruture seu futuro

Uma empresa abre a oportunidade de construção de um patrimônio. Quando você olha para o futuro, o que vislumbra? Se você é assalariado, provavelmente vai considerar as possibilidades de aquisições de bens de acordo com a sua renda e o que você conseguir poupar. Já se você é um empresário, sabe que pode construir um futuro melhor, mas que inúmeros fatores podem interferir nesse processo, desde a conjuntura econômica ao desenvolvimento do seu empreendimento. Novamente, tudo vai depender de como você vai gerir os negócios e os rendimentos. Mas que as oportunidades de sonhar com um futuro melhor crescem, não há dúvida.
6. Deixe a sua contribuição para sociedade

Além de propor soluções em produtos e serviços, um empresário contribui com a sociedade de diversas formas. Saber que você está gerando emprego, estimulando a economia e criando novas oportunidades são pontos de motivação para quem quer mais do que ganhar dinheiro. Ou seja, para quem busca, também, a satisfação pessoal. E é possível ir além, se esse é o seu caso: ações de responsabilidade socioambiental são um bom caminho e promovem a imagem do seu negócio.

 

7. Oportunidade de impulsionar as finanças

A renda é determinante para quem opta por investir em um negócio próprio. Por mais que, aliado ao dinheiro, você busque satisfação, é inegável que se a sua empresa não gera lucros, ela não tem como sobreviver. O lucro é prerrogativa inerente aos negócios. E os ganhos da empresa, claro, são os seus ganhos também. Só esteja sempre atento às necessidades de investimento para estimular cada vez mais o crescimento financeiro.

 

8. Explore suas ideias

Criatividade em alta? No seu próprio negócio ela pode ser a propulsora do sucesso. Investir em ideias inovadoras é muito estimulante e ainda pode garantir novos caminhos para a sua jornada empreendedora.

 

9. Viagens e contatos no horizonte

O intercâmbio com outros empresários e mercados é prática constante no mundo dos negócios. Viajar e conhecer lugares e pessoas, além de ser prazeroso, é fundamental para colocar em análise suas ideias e processos, levando você a melhorar constantemente os resultados da sua empresa.

 

10. Desenvolvimento constante

Diante de todos esses bons motivos para empreender, um deles fica sub-entendido em todos os anteriores: o aprendizado é constante na rotina de um empresário. Se você é ávido pelo aprimoramento constante, ser um empreendedor o levará a busca por conhecimento.

Empreender é uma boa escolha para quem quer ver todos esses motivos apresentados se concretizando na rotina de trabalho. Mas não se esqueça que essas vantagens vêm atreladas a muitas responsabilidades. :)



Fonte: https://blog.contaazul.com/10-razoes-para-abrir-seu-proprio-negocio/